segunda-feira, setembro 30, 2013

O PLUMITIVO E A SUA FAINA



“Elementar, meu caro Watson”, disse Silvério Hermes, detective particular, enquanto folheava o dossiê acabado de tirar do arquivador metálico.
“Contou-me a florista”, acrescentou, “que ela levou a vida sempre a fugir, dificilmente aguentando uma relação durante o tempo normal que as relações costumam ter.”
“Tempo normal?”, estranhou Watson, “então há um tempo normal para a duração das relações?”
“Claro, o tempo da paixão, do enamoramento e do amor, essas coisas de que falam os entendidos.”
Watson teve uma expressão de assentimento, enquanto o detective anotava umas palavras nas folhas do dossiê. Acabavam de deglutir a última fatia de pizza e Hermes extraiu de uma gaveta da secretária a garrafa achatada de brande.
“Ainda lhe vai fazer mal ao fígado, meu caro”, advertiu Watson, sem que as suas palavras causassem o mínimo efeito no bebedor.
Eram duas horas da tarde. O detective vestiu a gabardina, expirou uma voluta de fumo na mordedura branda do cachimbo, meteu no bolso o isqueiro e a embalagem de tabaco, parou uns segundos, pensativo, como se reflectisse sobre um assunto importante, e disse:
“Volto às cinco. Se o homem telefonar, diga-lhe que está tudo a andar e que pode passar para levar o recibo do adiantamento.”
“O homem?”
“Sim, o marido.”
“Ah!”, exclamou Watson, passando a mão pela cabeça num gesto indeciso e lento.

(...)

Sem comentários: