sexta-feira, outubro 05, 2012

VIVA O 5 DE OUTUBRO!

Laetitia Casta
Li já não sei onde que em França, após a libertação de Paris durante a Segunda Grande Guerra, a Associação de Autarcas Parisienses decidiu mudar periodicamente o busto original da República, adoptando como modelos artistas da música e do cinema franceses da actualidade. Assim, o modelo mais recente seria a actriz Laetitia Casta, nascida em Pont-Audemer, Alta Normandia, no ano de 1978.
Entusiasmado com a ideia, e na esperança de que a mesma pudesse estender-se a Portugal, publiquei no blogue em 5 de Outubro de 2010 uma fotografia da talentosa actriz, a qual mereceu comentários de três indefectíveis admiradores (ver arquivos).
Estava longe de imaginar que a voracidade neoliberal dos actuais donos do país nos comeria o feriado de 5 de Outubro, retirando-nos quiçá a possibilidade de aspirarmos a renovados bustos para a ultrapassada imagem da nossa querida República.
No dia em que se celebra o feriado pela última vez, dou um grande VIVA A REPÚBLICA! Por um novo busto, que o mesmo é dizer por uma nova política para a dita República. E já agora sem presidentes escavacados, e com a bandeira içada na posição correcta.

Sem comentários: