quarta-feira, setembro 05, 2012

BREVE NOTA SOBRE O TEMPO EM QUE OS PASSOS ERAM MANUÉIS E NÃO COELHOS

Passos Manuel, retratado por Silveira Oeirense - Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto 

Tempo único na História do nosso século XIX.  Manuel da Silva Passos (1801-1862), que ficou conhecido por Passos Manuel, figura proeminente do governo setembrista (1836-1842), sobraçou as pastas do Reino, da Fazenda e da Justiça, realizando obra notável no sector da educação (criação de liceus, conservatórios, escolas politécnicas e academias), mas também nas finanças e na administração (publicação do novo código administrativo). Foi das figuras mais importantes da política liberal no segundo quartel do século XIX. Publicou obras de carácter político e jurídico.
Na minha modesta opinião, ainda está por nascer um novo Passos que lhe faça sombra.
(Fonte: Nova Enciclopédia Larousse)

3 comentários:

reaccionário impudente disse...

O meu caro Escrevedor parece que se dispersou um pouco. Se se está a referir ao amigo do Gaspar, o homem também é Manuel, mais precisamente Pedro Manuel Mamede. Vejo que não conhece a onomástica de tão insigne personalidade.

Manuel Nunes disse...

Caro Reaccionário:
Seja bem aparecido! Sabia lá eu que o homem tinha esses nomes todos! O meu Caro Amigo é que os topa bem. De qualquer forma, não é uma questão de mera onomástica... É muito pior.
Obrigado pelo comentário e um bom regresso ao trabalho universitário.

Maria Amélia disse...

Boa coincidência: em Santarém, desejosos de observar o local onde A.Garrett estanciou nas suas Viagens,visitámos a Fundação Passos Canavarro, onde fomos recebidos por um insigne trineto (?)do famoso Passos Manuel, esse notável personagem, de quem acabámos por ouvir umas estórias.